Com vistas a dar continuidade ao desenvolvimento da infraestrutura e mobilidade da cidade de Aracaju a Prefeitura Municipal assinou contrato de financiamento no ano de 2019 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a execução do Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju – Construindo para o Futuro (BR- L1441).
O Programa de Requalificação da Região Oeste de Aracaju tem como principais objetivos aumentar o acesso da população das zonas norte e oeste à infraestrutura urbana, moradia e serviços sociais; reduzir o tempo de viagem entre os bairros e aumentar a quantidade de áreas verdes e protegidas no município.
Nos bairros 17 de Março e Santa Maria o Programa prevê a construção de equipamentos públicos como: 01 Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS); 01 Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Implantação de 01 Unidade de Assistência Social Casa Lar, além dos espaços comuns que serão construídos, um total de 11 praças, distribuídas entre os bairros.
Tendo em vista a construção destes equipamentos será implantado o Projeto de Trabalho Social que atuará na execução de um conjunto de ações educativas, adequadas à realidade e ao patrimônio socioeconômico e cultural da população, com intuito de promover a mobilização e organização comunitária, a educação ambiental e sanitária, e o Desenvolvimento Socioeconômico através da capacitação profissional e geração de trabalho e renda, visando à gestão compartilhada dos benefícios implantados e o fortalecimento da capacidade de autogestão das comunidades.
Nesse contexto as atividades socioeducativas serão executadas por um período de 30 meses e foram estruturadas em 03 eixos basilares: Mobilização, Organização e Fortalecimento Social; Desenvolvimento Socioeconômico e Educação Ambiental e Patrimonial e serão direcionadas às famílias beneficiadas com os equipamentos comunitários.
ATIVIDADES PREVISTAS
EIXO 1 – MOBILIZAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FORTALECIMENTO SOCIAL
Fomentar a autonomia e o protagonismo social, a constituição e a formalização de novas representações, ampliação de novos canais de participação e controle social, além de fortalecer os já existentes.
EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Impulsionar a vocação econômica local, a partir de ações de geração trabalho e renda e capacitação profissional.
EIXO 3 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PATRIMONIAL
Estimular o sentimento de pertencimento e de cuidado ao patrimônio tornando possível alcançar a sustentabilidade ambiental e social das intervenções.