• Home
  • /
  • Projeto de Trabalho Social (PTS) é apresentado aos moradores dos bairros 17 de Março e Santa Maria

Projeto de Trabalho Social (PTS) é apresentado aos moradores dos bairros 17 de Março e Santa Maria

Projeto de Trabalho Social (PTS) é apresentado aos moradores dos bairros 17 de Março e Santa Maria

Dando início às atividades do Projeto Social vinculado aos equipamento sociais que serão edificados pelo Programa de Requalificação da Região Oeste de Aracaju, o Centro de Pesquisa, Consultoria e Estudo de Mercado (CEPECEM) empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, esteve na manhã de 26 de outubro de 2020, apresentando as ações do Projeto de Trabalho Social (PTS) aos moradores, lideranças e entidades representativas dos bairros 17 de março e Santa Maria.

O evento aconteceu na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat 17 de março). Na ocasião estiveram presentes a Coordenadora da Área Social – UCP Rosária de Souza Rabelo e as Assistentes Sociais Alexandra Freire e Bárbara Thais Ferreira da Diretoria de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMFAS/ apoio ao Projeto BID), além de Alana Lúcia Mello da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB), e dos representantes de diversos setores da Prefeitura Municipal de Aracaju e líderes comunitários. 

A apresentação das atividades do Projeto de Trabalho Social (PTS) foi realizada pela coordenadora do projeto, que pontuou a atuação de psicólogo e técnicos sociais na execução de um conjunto de ações educativas, e o envolvimento direto dos líderes comunitários para a articulação e desenvolvimento das atividades. Com ações previstas em mobilização, organização e fortalecimento social, educação ambiental, patrimonial e desenvolvimento socioeconômico, a população vai contar ainda, com o Sistema de Reclamações e Queixas (SRQ), ferramenta inovadora na execução de projetos sociais, que visa garantir o exercício do controle social por parte da população, possibilitando que os beneficiários possam realizar queixas, reclamações e/ou sugestões sobre a execução da obra. Sua execução conta com o apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Na ocasião, a engenheira civil e arquiteta urbanística Alana Mello exibiu a planta referente às instalações previstas para a construção dos equipamentos.

Vale lembrar que o projeto visa aumentar o acesso da população das zonas norte e oeste à infraestrutura urbana, moradia e serviços sociais, além de  reduzir o tempo de viagem entre os bairros e aumentar a quantidade de áreas verdes e protegidas no município. O Programa de Requalificação da Região Oeste de prevê a construção de equipamentos públicos como Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Implantação de Unidade de Assistência Social Casa Lar, conta também, com espaços comuns que serão construídos, ao todo serão 11 praças, distribuídas entre os bairros 17 de Março e Santa Maria.

Por: Fagna Santos / DRT: 5194/BA