A Prefeitura de Aracaju realizou, nesta segunda-feira, 22, no Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), mais uma oficina de teatro para a comunidade do Santa Maria, no âmbito do Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro, a partir do qual o governo municipal está investindo mais de R$400 milhões na execução de projetos de infraestrutura.
A oficina é uma das diversas ações de cunho social, cultural e ambiental desenvolvidas pelo Município como contrapartida do financiamento captado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O curso acontece das 8h às 12h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), no bairro Santa Maria, com duração de três meses, como explica Ana Flávia, assistente social do Programa de Requalificação Urbana.
“É um curso de teatro com técnicas circenses. No início, começamos só com teatro, só que não houve muita adesão da população e a gente precisou também fazer uma troca do professor, que por motivos outros, deixou a função e esse novo professor sugeriu ensinar também técnicas circenses para ter uma maior adesão da população. E deu certo. Tínhamos uma turma com cinco e agora temos dez alunos, pessoas que são atendidas pelo Ciras e também são oriundas do bairro Santa Maria. O Ciras é um parceiro das nossas ações, sempre foi”, destacou a assistente social.
Ana conta que, no mês de dezembro, a oficina será concluída, e em janeiro de 2022 os alunos participarão de um grande festival de cultura e arte, durante as inaugurações dos novos equipamentos urbanos nos bairros 17 de Março e Santa Maria, onde a Prefeitura está construindo um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, uma Unidade Básica de Saúde, uma maternidade e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental.
Para se inscrever em um desses cursos, basta a população dos bairros Santa Maria e 17 de Março procurar a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) do 17 de Março, ou entrar em contato via site www.equipamentossociais.com.br, ou ligar para número 79 9 9931-9191.
Público especial
O professor de teatro e circo Roney David dos Santos, disse que é uma satisfação ministrar um curso para um público tão especial. ” É um curso de teatro que estou inserindo técnicas circenses, porque trabalho um pouco de psicomotricidade, trabalho lúdico, e o teatro, junto com o circo, vai poder conciliar isso para atender às necessidades da turma, que tem várias especificidades. Então, o circo e o teatro podem se juntar para que todos participem. Para mim, acho importante essa troca. O trabalho é fantástico”, afirmou o professor.
Ana Lúcia Pereira Santos, de 54 anos, é aluna cativa do curso de teatro e também de dança. Ela conta que já fez várias oficinas, e que, em todas elas, sempre aprendeu algo a mais para levar para a vida.
“Eu gosto de fazer teatro. São 16 anos que estudo aqui no Ciras e quando surgiu o curso, decidi fazer. Também faço o curso de dança no Cras do Santa Maria. Gosto muito de arte e cultura, artesanato. Estou adorando”, disse.
Kátia Araújo Souza, 33, também externou satisfação com a oficina. “É a primeira vez que estou fazendo o curso e estou gostando muito. A minha avaliação é boa. Estou aprendendo muita coisa”, resumiu.