Levar desenvolvimento às comunidades de Aracaju se baseia não somente em ofertar obras, mas também conduzir o cidadão a fazer bom uso das mesmas. A manhã desta quarta-feira, 23, serviu para esta finalidade e para pôr em prática o Saúde na Praça, uma soma de ações da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com diversas entidades.
O evento é uma contrapartida às obras de urbanização e infraestrutura financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”.
Assim como o Festival de Delícias, Artes e Cultura, no final de janeiro, o Saúde na Praça foi realizado em um local significativo para o momento de transformação pelo qual a localidade vem passando: a Praça 1, uma das obras financiadas pelo BID e entregues à comunidade pela gestão municipal.
A partir desta ação, detalha a diretora de Gestão Social da Habitação da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo, foram ofertados à população serviços como aula de funcional; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; aferição de pressão arterial; entrega de preservativos; encaminhamento para exames de colposcopia (lâmina); palestras; exames de mamografia e citologia; massagem; auriculoterapia e reiki; informações nutricionais; dicas de alimentação saudável e avaliação de IMC; distribuição de mudas medicinais; troca e doação de livros; oficina de pintura e desenho para crianças e recreação com crianças na praça; além de um café da manhã saudável.
“Aliada às obras realizadas e à liberação de recursos, existe a necessidade de compensações para as famílias afetadas com a execução dessas obras, por isso, é feito todo um trabalho social em torno das comunidades onde as intervenções estão sendo realizadas. Hoje, estamos utilizando um dos espaços inaugurados para ofertar à população serviços no intuito de fomentar uma melhor qualidade de vida. É um evento que olha pela integralidade do ser, a saúde física, mas também para os demais benefícios que venham a cuidar de outros aspectos. Além disso, ao ofertar esses eventos em praças como essa, temos como objetivo tornar esse espaço vivo e para pode ser utilizado pela comunidade da melhor forma possível”, ressalta Rosária.
Parceria
Uma das junções de esforços formadas pela Prefeitura é com a Universidade Tirantes (Unit), que, em parceria público-privada com o Município, administra a Unidade Básica de Saúde (UBS) Roberto Paixão. Durante o evento, profissionais da unidade prestaram serviços essenciais à comunidade.
“Solicitamos, inclusive, o apoio de alunos das áreas de Enfermagem, Nutrição e Farmácia para, além dos exames ofertados, orientar a respeito dos possíveis encaminhamentos. Essa parceria entre a Prefeitura e a Unit na administração da UBS é algo inovador porque permite levar profissionais em formação para mais perto da comunidade e, assim, proporcionar à população local, neste caso do 17 de Março que é muito dependente do serviço público, uma melhor noção do que tem à disposição dentro do bairro”, destaca a gerente da Unit na UBS, Bruna Nascimento.
A coordenadora do Projeto de Trabalho Social (PTS) do Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro, Renata Gois, salienta que a ação já fazia parte do cronograma de atividades do programa e, para isso, contou, ainda, com o Projeto 598 Famílias, financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF).
“Unimos as mãos para um fim comum. Nós já tínhamos a ação prevista, assim como o 598 Famílias, então, o que fizemos foi aumentar a extensão dos serviços e ampliar de forma a contribuir para esse olhar mais humano relacionado à comunidade do 17 de Março. Assim, pudemos atender um maior número de pessoas e ofertar, também, um número maior de serviços. As ações nessas comunidades são grandiosas e o cronograma prevê, ainda, uma ação como essa no bairro Santa Maria. Outras atividades, como de educação patrimonial, serão realizadas para fomentar a noção de pertencimento dessas comunidades”, frisa Renata.
Desenvolvimento socioeconômico
A responsável técnica do Plano de Desenvolvimento Territorial 598 Famílias, Thalita Rayana, explica que o projeto é focado no Plano de Aceleração do Crescimento das moradias que foram entregues a 598 famílias da segunda etapa do 17 de Março. Para ela, a ação desenvolvimento por meio da parceria é representativa, do ponto de vista do desenvolvimento da comunidade e a qualidade de vida de seus moradores.
“Assim como o Programa de Requalificação, ofertamos cursos, oficinas e diversas ações focadas no desenvolvimento socioeconômico, então, com o mesmo olhar, unimos as ferramentas que tínhamos com o objetivo de ampliar os serviços e incorporar novos parceiros. Hoje, através desta ação, mobilizamos todo o bairro 17 de Março, e conseguimos fazer a ligação da comunidade com os serviços que, talvez, eles não conseguiram sozinhos, às vezes até por falta de conhecimento”, salienta Talita.
Presente no evento, a dona de casa Sílvia Letícia Santos soube do evento através de um carro de som que passou pelo bairro convidando a comunidade a participar da ação. “Verifiquei a minha pressão, consultei uma nutricionista e já garanti o encaminhamento para outros serviços. Estou achando ótimo ver ações como essa acontecendo no bairro, ainda mais porque o 17 de Março tem recebido obras muito importantes para a comunidade. Para mim que sou mãe, serve para imaginar uma realidade de vida muito melhor para a minha filha”, afirma Sílvia.
Fonte: ASCOM/Pref. de Aracaju