Em continuidade às ações executadas a partir do Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju – Construindo Para o Futuro, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, concluiu nesta sexta-feira, 6, a oficina de Hambúrguer Gourmet.
A capacitação, com carga horária de 20 horas, contou 14 participantes e foi realizada com todos os cuidados preventivos ao contágio pelo novo coronavírus no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, no bairro Santa Maria, uma das localidades beneficiadas com as obras de infraestrutura do Programa, a partir do qual a Prefeitura está investindo mais de R$400 milhões com recursos viabilizados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A oficina é uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), uma iniciativa acompanhada e monitorada pela Coordenação da Área Social (UCP), da Assistência Social do município.
O PTS objetiva promover a melhoria da qualidade de vida das famílias residentes nos bairros Santa Maria e 17 de Março por meio de cursos de capacitação profissional, workshops, palestras, eventos culturais e esportivos (suspensos devido à pandemia), fomentando a organização coletiva, liderança e o diálogo entre a sociedade e o poder público, despertando novos hábitos. Dentre as temáticas trabalhadas estão meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público.
“Durante a semana, eles tiveram um ensinamento teórico sobre hambúrguer gourmet, higienização da cozinha e como se aprimorarem nessa área”, afirmou a assistente social do PTS, Ana Flávia Oliveira.
De acordo com o instrutor na área de culinária e facilitador da oficina Valdir Vieira dos Santos conteúdos diversos dentro da temática foram ministrados para os estudantes buscando qualificar a mão de obra para o mercado de trabalho.
“Durante as aulas, foram preparadas diversas receitas do hambúrguer simples a hambúrguer vegano, blends, além de tipos de molho, tipos de pão, para eles conhecerem o funcionamento de todo o processo. Assim, eles têm uma formação e podem atuar no mercado de trabalho ou até mesmo começar o próprio negócio. Eles foram ótimos, foi bastante proveitoso”, ressaltou Valdir.
O estudante George Fernandes, 17, aproveitou a oportunidade para se capacitar, pensando em um futuro melhor. “Aprendi a fazer pães de hambúrguer, carnes gourmet, como manusear os alimentos e a importância da higienização no ambiente da cozinha. o curso me ajudará muito a conseguir um emprego nessa área. Em casa, posso fazer meus próprios hambúrgueres para toda a família”, contou.
Fonte: Ascom/Assistência Social