As praças públicas são ambientes desenvolvidos para estimular a vida em comunidade e proporcionar lazer, prática esportiva e interação com o espaço público. A população do bairro 17 de Março, em pouco tempo, terá mais quatro praças à disposição para aumentar o grau de convivência e fazer valer o direito à cidade.
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza os procedimentos para finalizar a construção das praças ‘01’, ‘05’, ‘07’ e ‘10’. Praticamente prontos, os espaços passam por intervenções de pequena complexidade, como finalização da pintura e limpeza.
O investimento feito para erguer as quatro praças supera o patamar dos R$2,8 milhões, recurso financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra integra o Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro, que destina mais de R$400 milhões em obras na cidade.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a transformação que as praças proporcionam para o ambiente urbano e a qualidade de vida. “Elas são espaços que mudam a vida das pessoas, estimulam o sentimento de comunidade, de pertencimento a um local. A gente sabe dessa importância, de fazer as pessoas viverem a cidade, de praticar esporte, de ter acesso a um lazer saudável, viabilizado pela gestão pública e previsto pela legislação”.
Em comum, as quatro praças contarão com áreas verdes, onde serão plantadas 334 árvores, pistas de caminhada, parques infantis e academias ao ar livre, além de bancos e mesas de concreto, acessibilidade e iluminação em LED. Duas delas contam com quadras poliesportivas.
As praças com maior extensão terão 6,2 mil m², com pista de caminhada, área de passeio, área verde, parque infantil, quadra esportiva com piso de alta resistência, alambrado, tela de proteção, arquibancadas, equipamentos para vôlei, basquete e futebol de salão, além de refletores e uma academia ao ar livre. As menores terão 4,1 mil m² e contarão com pista de caminhada, área de passeio, área verde, academia ao ar livre e parque infantil.
Reformulação urbanística
Com o Programa de Requalificação Urbana, que conta com a participação das Secretarias municipais do Meio Ambiente e da Assistência Social, a Prefeitura está realizando uma total reformulação urbanística em diversas localidades, na busca por desenvolvimento econômico e social, a partir da construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma maternidade e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).