No Santa Maria, estudantes participam da oficina “Minha Comunidade, Meu Patrimônio”

No Santa Maria, estudantes participam da oficina “Minha Comunidade, Meu Patrimônio”

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profº Laonte Gama da Silva, situada no conjunto Padre Pedro, no bairro Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju, por meio da do Projeto de Trabalho Social (PTS) dos Equipamentos Públicos, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, na tarde desta terça-feira, 13, a oficina “Minha Comunidade, Meu Patrimônio”.

A atividade integra o “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, amplo pacote de investimentos em infraestrutura na capital sergipana com recursos do financiamento de mais de R$ 400 milhões, conquistados pelo Município, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o assistente social do PTS, Francisco Neto, a ação corresponde ao eixo de educação ambiental e patrimonial cujo objetivo é contemplar todas as faixas etárias.

“É o terceiro grupo que trabalhamos dentro desta oficina intergeracional sendo iniciada com crianças, adultos e, por fim, adolescentes. Foram selecionados cerca de 20 alunos, os quais a escola identificou a necessidade de fazer uma reflexão acerca dos cuidados com o patrimônio público. Nossa intenção é que eles sintam-se pertencidos ao local onde vivem e saibam que os espaços públicos são deles e nada mais justo do que eles mesmos preservarem para uso próprio e de toda a comunidade”, destaca.

A oficina foi distribuída em quatro dias e também contará com outras atividades socioeducativas, visitas aos patrimônios entregues pelo Programa no bairro 17 de Março e em pontos turísticos da cidade, além de exibições de curtas-metragem sobre a temática, realizadas em parceria com a UCP da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e Guarda Municpal de Aracaju (GMA), esta última vinculada à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).

Com a peça teatral “É hora de cuidar”, os “Anjos Azuis”, Programa desenvolvido pela GMA, tratou sobre a preservação do patrimônio público com apresentação de fantoches e atividades recreativas como o quiz “Aprenda ou Ganhe”, no qual os guardas municipais fizeram perguntas aos competidores referentes à peça.

A coordenadora pedagógica da Emef Profº Laonte Gama, Karla Gisele Ferreira, foi uma das profissionais que articulou a ida do projeto até a unidade de ensino. Para ela, eles tiveram a oportunidade de aprender, em formato lúdico, a cuidar dos espaços públicos, da comunidade, além da própria Escola.

“A Guarda Municipal sempre realiza ações socioeducativas nas escolas, desta vez, sobre a preservação do patrimônio público. Foi uma ação voltada aos alunos entre 14 e 18 anos de idade, público adolescente que já possui certa maturidade para entender a importância de que tudo o que é bem cuidado é para todos e tudo o que é mal cuidado é mal cuidado para todos. São jovens exemplos de liderança para os menores para que conscientizem a todos e façam a diferença. É um aprendizado para além da Escola”, reforça Karla.

O estudante do 9º ano “B” Endrell Dantas, de 15 anos, foi participativo durante a peça teatral, contribuindo com informações sobre os tipos de patrimônios públicos e acertando as perguntas do quiz. 

“Já tive oportunidade de assistí-los em outro local e sempre gosto de participar porque é divertido. Eles nos ensinam a não fazer coisas erradas, a preservarmos o patrimônio público. Acho errado essas pessoas que saem por aí depredando porque quando queremos usufruir, somos  prejudicados”, frisa o aluno. 

A aluna do 9° ano “A”, Ana Flávia de Jesus, de 14 anos, estava atenta ao que lhe foi ensinado. 

“É a primeira vez que assisto e gostei. Achei importante porque aprendi mais sobre os tipos de patrimônios públicos e a respeitar o que é de todos. Quando eu chegar em casa, vou contar ao meu irmão o que aconteceu”, conta Ana.