Brincar e aprender ao mesmo tempo foram o que 14 crianças com deficiências, moradoras dos bairros Santa Maria e 17 de Março, assistidas pelo Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), localizada no bairro Santa Maria, fizeram nesta terça-feira, 18, durante as atividades do último dia da “Oficina de Reciclagem de Brinquedos”, realizada na instituição não governamental, referência no tratamento em reabilitação e assistência de pessoas com deficiência.
A Oficina integra as ações do Projeto de Trabalho Social (PTS), as quais são acompanhadas e monitoradas pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social. Socioeducativas, essas atividades contemplam as comunidades dos bairros beneficiados pelo “Programa de Requalificação Urbana Construindo para o Futuro”, a partir do qual o Município está executando obras de infraestrutura com recursos do financiamento superior a R$ 400 milhões, viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com a assistente social do PTS, Ana Flávia Oliveira, as crianças e adolescentes públicos-alvo da Oficina, com idades entre 6 e 13 anos, possuem deficiências genética, como a síndrome de Down; crônica, como a hiperatividade; e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Durante a Oficina, foram desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e educativas para estimular a mudança de hábitos associados ao meio ambiente.
“A Oficina de Reciclagem de Brinquedos ocorreu por dois dias, com carga horária de oito horas. Contamos com o auxílio de educadores sociais para estimular as crianças e suas mães que acompanharam as atividades na teoria, com recursos como vídeos, músicas e, hoje, na prática, com a confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis. A interação foi excelente. Foi muito produtivo, todos participativos. Eles conseguiram assimilar que o lixo produzido dentro de casa pode ser transformado em brinquedos”, explicou Ana Flávia.
Também já foram realizadas outras oficinas: Produção de Currículos, Orientação de Técnicas de Entrevista de Emprego, Materiais Recicláveis com catadores de materiais recicláveis, além de cursos de capacitação profissional, workshops e palestras. Os eventos culturais e esportivos estão suspensos por tempo indeterminado devido à pandemia do coronavírus.
Segundo a engenheira florestal e coordenadora ambiental da UCP da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Heloísa Thaís de Souza, essa é a segunda oficina realizada dentro do eixo “Educação Ambiental e Patrimonial”.
“São ações estratégicas de intervenção socioambientais. Somos responsáveis pelos licenciamentos ambientais das obras que foram e serão construídas, assim como palestras, oficinas e plantio em educação ambiental. Não queremos fazer apenas construções, mas que toda a comunidade se aproprie dos espaços, com um sentimento de pertencimento, de identidade. Nos preocupamos em garantir obras sustentáveis que sejam economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas, formando o tripé na realização dos nossos trabalhos”, explicou Heloísa.
Moradora do bairro Santa Maria, a dona de casa Maria Helena Santos inscreveu o filho, João Victor Santos, de 9 anos de idade, para participar da Oficina.
“Uma iniciativa muito boa. Ensina nossos filhos a cuidar do meio ambiente e, consequentemente, das futuras gerações. Como moramos em uma comunidade também carente de informação, o projeto nos proporciona conhecimento. Meu filho saiu, hoje, com um brinquedo nas mãos. Sempre o ensinei a não jogar lixo na rua, mas dentro de uma sacola que levamos quando saímos para descartar no lugar correto. Incentiva não só as crianças, como nós, pais, a reciclar. Esse Projeto é nota dez. Parabéns ao Município”, elogiou.
Comprometimento
O PTS foi apresentado à comunidade em 25 de setembro de 2020 e deve ser executado no prazo estabelecido de 30 meses. Cumprindo o cronograma, já foram desenvolvidas, até o momento, 24 atividades.
Fonte: ASCOM/Pref. de Aracaju