Foi iniciada, nesta quarta-feira, 10, mais uma etapa dos cursos de capacitação do Projeto de Trabalho Social (PTS), uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, acompanhada e monitorada pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.
Ao todo, 15 moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março se inscreveram no curso de Cuidador de Idosos, realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no bairro 17 de Março.
As formações fazem parte do “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, a partir do qual o Município está investindo em obras de infraestrutura social e urbana cerca de R$400 milhões, com recursos oriundos do financiamento conquistado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2019.
Com carga horária de 60 horas, o curso ministrado presencialmente segue os protocolos de higiene e segurança contra o contágio pelo novo coronavírus. Em observância aos decretos estadual e municipal, as aulas serão realizadas em dias alternados entre as segundas e sextas-feiras. O encerramento do curso está previsto para o dia 31 de março, podendo o prazo ser estendido posteriormente.
De acordo com a assistente social do PTS, Ana Flávia Oliveira, as opções de cursos ofertados pela administração municipal no Projeto foram pensadas junto às comunidades. “As equipes técnicas da Secretaria fizeram reuniões com os moradores dos dois bairros, ouviram suas sugestões e identificaram suas necessidades. A partir disso, criamos um Plano de Trabalho com a metodologia que seria desenvolvida, abordando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público e visitas às obras em execução. Notamos um grande interesse da população para participar das capacitações”, explicou.
Durante o curso, os alunos aprenderão a reconhecer o perfil profissional de um cuidador de idoso, suas principais atribuições, vedações e permissões perante leis, elaboração de currículo, principais patologias da pessoa idosa, nutrição, noções gerais sobre o Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, procedimentos padrão como banho no leito, aplicação de insulina, administração de medicações via oral e como lidar com as particularidades do idoso acamado e independente no dia a dia, de modo com que o paciente seja mais independente em suas ações.
A dona de casa Verônica Paulino, 23, moradora do bairro 17 de março há sete anos, já atuou como cuidadora de idosos. Atualmente, ela está desempregada e enxergou no curso uma oportunidade de trabalho. “É uma área que está crescendo e me identifico porque já cuidei de muitas pessoas. Nesse momento, cuido do meu parente que está doente. Acredito ter mais chances de conseguir um emprego com uma certificação profissional”, contou.
Para a também dona de casa Rafaela Leão, 23, moradora do bairro Santa Maria, não é diferente. No momento, ela não atua no mercado de trabalho e aproveitou para se capacitar. “O desemprego está grande. Me interessei com o intuito de me profissionalizar e aprimorar meu currículo. Já cuidei de um idoso há quase um ano, tenho experiências na área. Com o certificado em mãos, espero encontrar uma vaga de emprego”, disse.
Próximo curso
Na próxima segunda-feira, dia 15, será iniciado, na UQP da Fundat do bairro 17 de Março, o curso de Garçom. Com carga horária de 32 horas, as aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h. As 15 vagas ofertadas já foram preenchidas pelos moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março. Para outras informações, basta ligar para o Plantão Social: (79) 9-99319191, de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h.
Fonte: Prefeitura de Aracaju