Moradores do Santa Maria e 17 de Março concluem atividades em educação socioambiental

Moradores do Santa Maria e 17 de Março concluem atividades em educação socioambiental

Como posso contribuir com o meio ambiente? Essa pergunta levou a estudante Laiany Santos, sua irmã e seu pai, moradores do bairro 17 de Março, a participarem do último dia da “Campanha de Coleta Seletiva”, realizada na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), localizada no bairro 17 de Março.

“A fumaça dos ônibus e carros poluem o ar, é ruim. Achei muito interessante tudo o que vi. Aprendi que não devemos jogar o lixo na rua antes de separar cada um de forma correta quando é orgânico, vidro, plástico ou papel, além de reciclar”, contou Laiany.

A atividade de número 25 integra o “Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju – Construindo para o Futuro”, a partir do qual o Município está executando um conjunto de obras de infraestrutura com recursos do financiamento superior a R$400 milhões, viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Paralelo à execução das obras, são desenvolvidos pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, acompanhada e monitorada pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social, cursos de capacitação profissional, workshops, palestras, eventos culturais e esportivos (suspensos por tempo indeterminado devido à pandemia do coronavírus), abordando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público.

De acordo com a assistente social da administração municipal, Bárbara Ferreira, responsável pelo monitoramento do PTS, as atividades iniciaram no dia dez deste mês, dentre as quais, a apresentação da “Abelha Cantora”, ação que abordou a importância da preservação ambiental, do descarte correto e da coleta seletiva, junto aos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Celso Daniel, no bairro Santa Maria.

“Há quase um mês, realizamos ações com a temática, finalizando hoje, com a instalação de um ponto de coleta seletiva para estimular os moradores das comunidades dos bairros Santa Maria e 17 de Março a separarem o lixo corretamente. Nosso objetivo foi alçando, concluído. Estamos satisfeitos com o resultado dos trabalhos feitos em parceria com os demais órgãos municipais e projetos desses territórios. Esperamos que toda a população abrace a causa”, destacou.

No Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, adultos e crianças também participaram do curso “Arte com pneus: confecção de pufs”, da “Oficina de Educação Ambiental e Compostagem”, do “Teatro de Fantoches”, da “Roda de Conversa sobre Reciclagem”, do “Cineminha Ambiental”, além da distribuição da “Cartilha” da Campanha, que reúne informações em educação socioambiental, dicas e telefones de serviços essenciais.

Para o coordenador da UQP da Fundat do bairro 17 de Março, Pedro Alex Dias, a coleta seletiva está instalada em um ponto estratégico, já que moradores das regiões frequentam o espaço.

“A partir de agora, contamos com um ponto de coleta seletiva, onde as comunidades poderão vir à Unidade e fazer o descarte correto do lixo. Muitas pessoas já foram qualificadas em nosso espaço. A comunidade é participativa quando são ofertadas atividades e oportunidades como essa. Parabenizo a equipe pela bela iniciativa e a todos que se somam em prol da qualidade de vida”, agradeceu.

O auxiliar de serviços gerais e pai de Laiany, José Edenilson Santos, participou da “Roda de Conversa sobre Reciclagem”, enquanto sua filha participava do “Cineminha Ambiental”.

“Depois de perder o emprego por causa da pandemia, tenho ficado muito em casa. Me interessei para agregar conhecimento. Aprendi a ser coletivo, fazer a reutilização de materiais que iriam para o lixo, assim como a reciclagem de orgânicos que podem servir de adubo e gerar até uma fonte de renda. É muito bom compartilhar conhecimentos. Atividades como essa são boas para a nossa mente e para viver em comunidade”, contou.

Parcerias

Para o desenvolvimento dessas atividades, além da Secretaria Municipal da Assistência Social, o PTS conta com a parceria das secretarias municipais da Saúde (SMS), do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), do Meio Ambiente (Sema), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da equipe de trabalho do Projeto Social 598 Famílias do Bairro 17 de Março.

A empresa coletora de óleo saturado, Recigraxe, se somou à Campanha para incentivar as comunidades a fazerem a destinação correta do óleo de cozinha já utilizado. A cada dois litros doados, o morador do bairro ganhará sabões em barra ecológicos. O ponto de coleta do material acontece na UQP da Fundat do bairro 17 de Março de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.