Santa Maria

Santa Maria

Situado na zona de expansão de Aracaju o bairro Santa Maria, nem sempre foi conhecido por este nome. A localidade era conhecida como “Terra Dura” e surgiu no início da década de 80 a partir das ocupações de imigrantes do interior de Sergipe e moradores de baixa renda da cidade de Aracaju.

Até o final do século XIX a região sofria com a falta de acessibilidade, a comunicação com o tecido urbano se estabelecia pelo transporte hidroviário. No início do século XX foi construído o Canal de Santa Maria, viabilizando a comunicação entre os moradores da localidade e os demais situados no entorno, com a construção do canal a localidade passou a abrigar mais moradores, que em grande parte eram trabalhadores que migraram de suas cidades para trabalhar na obra de construção do canal.

Foi com estas ocupações que surgiu na região a área chamada de ”Povoado de Santa Maria”, mais conhecido como “Terra Dura”. O que se entende é que a área foi habitada inicialmente como características de ocupação irregular, pois uma parcela dos moradores não detinha documentação legal.

Enquanto Povoado a ”Terra Dura” passou a ter maiores índices de ocupação por volta de 1932, a partir da retificação do canal Santa Maria, que passou a viabilizar o fluxo da produção fabril de açúcar e coco-da-bahia proveniente das cidades vizinhas de São Cristóvão, Estância e Itaporanga D´Ajuda.

Cabe ressaltar que o canal de Santa Maria teve fundamental papel para o crescimento econômico do estado vez que estreitou as relações comerciais estabelecidas entre os municípios próximos da capital a partir da década de 80, o Povoado de Terra Dura passou a figurar como alvo de projetos de habitação mediante a implantação de conjuntos residenciais coordenados pela CEHOP (Companhia Estadual de Obras Públicas).

A política habitacional implantada consistia na realização de mutirões a partir do provimento de materiais de construção pelo poder público aos moradores que a partir de então substituíam seus barracos constituídos por materiais reaproveitados por casas de alvenaria, buscando assim maximizar o desfavelamento da região.

O primeiro conjunto habitacional – Antônio Carlos Valadares – surgiu em 1988, em 1992 e 1995 surgem os conjuntos habitacionais Terra Dura II e terra Dura III, todos com o objetivo de atender famílias de baixa renda.

A partir da emenda constitucional nº 16/99 publicada no DOE 23.321 de 07/07/1999, o povoado de terra dura passou a fazer parte do território da cidade de Aracaju, uma vez que a delimitação que o comportava situava a localidade como parte do município de São Cristóvão.

A mudança de nome ocorreu em virtude da transferência territorial. A Lei municipal de Aracaju nº 2.811 de 08 de maio de 2000, determinou que o povoado “Terra Dura” tornar-se-ia um bairro chamado Santa Maria. A mudança de nome desencadeou diversas políticas urbanas de ordem pública e também de iniciativas privadas na localidade.

O Santa Maria hoje faz parte do conjunto de 39 bairros que compõem a Zona de Expansão da cidade de Aracaju, nesse processo de desenvolvimento foram construídas escolas, creches, viabilizado o transporte coletivo e o comércio no bairro é bem expressivo.