O curso de capacitação sobre liderança comunitária, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, levou representantes dos bairros 17 de Março e Santa Maria a participarem do Projeto de Trabalho Social (PTS), coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no 17 de Março.
A formação faz parte do “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, a partir do qual serão construídos e revitalizados, nesses dois bairros e outras regiões da cidade, equipamentos sociais e de infraestrutura com recursos do financiamento de mais de R$400 milhões, conquistados pelo Município, em 2019, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O objetivo é promover ações socioeducativas, abordando vários eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público, com a realização de oficinas, workshops, cursos profissionalizantes e visitas às obras em execução.
Por meio da equipe técnica do PTS, foram ministrados conteúdos como liderança, autoliderança, tipos de liderança, eficiência e eficácia, organização do tempo, compreensão sobre o que é uma prioridade, definição de metas, objetivos, realização de dinâmicas em grupo para incentivar o debate e a geração de ideias, além de momentos reservados para resolução de dúvidas.
De acordo com a coordenadora do PTS, Renata Góis, a formação, realizada presencialmente, seguiu os protocolos de higiene e segurança contra o contágio do novo coronavírus. Para ela, a capacitação contribui no desenvolvimento da autoliderança e na escuta dos anseios dos moradores para melhorias na infraestrutura dos bairros.
“Proporcionamos aos participantes habilidades sobre como motivar e influenciar, de forma positiva, seus liderados. A finalidade é refletir sobre o papel das lideranças. Para isso, exploramos de cada membro seus pontos fortes, no sentido de entenderem a importância do papel do líder e utilizar, com mais eficiência, as ferramentas de promoção do bem-estar da coletividade”, explicou Renata.
A auxiliar administrativa Iva Mayara Santos é uma das líderes comunitárias do 17 Março. No bairro, a Prefeitura está realizando uma série de investimentos em obras de infraestrutura, como a construção de um novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Casa Lar, maternidade, praças, entre outros equipamentos. Para ela, a formação auxilia em sua atuação enquanto representante dos moradores.
“Me trouxe um conhecimento abrangente, não basta se intitular líder e não representar a comunidade, precisamos saber o que estamos fazendo, e o curso nos trouxe esse aprendizado na prática. Aprendi a atuar como liderança, elaborar projetos e pensar, de forma coletiva, quais as melhorias que queremos para o nosso bairro, ajudando toda a comunidade”, relatou.
Para o morador e um dos líderes do bairro Santa Maria, professor Wandré Peres, o curso contribuiu para o desenvolvimento do seu papel social. “Fui apresentado ao curso por meio de alguns amigos e me identifiquei, gostei muito. Me fortalecerá não apenas no meu desenvolvimento pessoal, como profissional, que vem para somar com os meus conhecimentos”, disse.
Fonte: Prefeitura de Aracaju